Itaipu participa de estudo inédito sobre energia solar no meio rural

Em: 21/10/2016 às 14:19h por

Três propriedades rurais da região Oeste do Estado do Paraná vão participar de um estudo inédito para analisar a viabilidade técnica e econômica da produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos. A expectativa é que os resultados sirvam de base para elaboração de políticas públicas de incentivo à nova tecnologia no meio rural.

O convênio foi assinado na manhã dessa quarta-feira (19), em Medianeira, e reúne Itaipu Binacional, Programa Oeste em Desenvolvimento, Sistema Ocepar , a Organização das Cooperativas do Paraná, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI).
As propriedades rurais que receberão os módulos fotovoltaicos serão escolhidas pelas cooperativas Lar, C.Vale e Copacol, que também assinam o convênio. Cada uma das três propriedades-piloto receberão uma cobertura de 180 m² de módulos fotovoltaicos, o correspondente a uma produção de 20 kW ou 2 MWh ao mês.

A pesquisa será feita por quatro doutores do Centro de Energia Solar da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que tem 20 anos de pesquisa em energia solar e a experiência de ter fabricado os próprios painéis fotovoltaicos.

O projeto tem previsão de conclusão em três anos. Sua coordenação ficará a cargo do superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida.

Fonte: Massa News