Conselho global aponta que energia eólica deverá responder por 20% da eletricidade mundial

Conselho global aponta que energia eólica deverá responder por 20% da

Em: 20/10/2016 às 14:05h por

De acordo com o relatório do conselho global de energia eólica (Global Wind Energy Council – GWEC), a energia eólica deve responder por 20% da eletricidade mundial até 2030. O documento, divulgado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), também aponta que a energia dos ventos poderá chegar a 2.110 GW em 15 anos.

A previsão para o mercado de energia eólica continua positiva de acordo com a pesquisa GWEC, com a criação de 2,4 milhões de novos empregos e a redução da emissão de mais de 3,3 bilhões de toneladas de por ano. Também está prevista a atração de investimentos anuais da ordem de 200 bilhões de euros.

“Agora que o Acordo de Paris está entrando em vigor, os países precisam olhar com seriedade para os compromissos que assumiram em dezembro passado. O cumprimento das metas de Paris significa uma matriz livre de combustíveis fósseis antes de 2050 e a energia eólica vai desempenhar um papel importante para que possamos chegar lá”, disse Steve Sawyer, secretário-geral GWEC, por meio de nota.

Os representantes do conselho global acreditam que a energia eólica é a opção mais competitiva para agregar mais capacidade à matriz elétrica em muitos mercados em crescimento, como Áfria, Ásia e América Latina.

Fonte: Ambiente Energia