Horário de Verão tem início neste domingo, 16

Em: 14/10/2016 às 14:11h por

À meia-noite do próximo sábado, 15 de outubro, em função do início do horário de verão 2016/2017, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas seguintes unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo. O horário de verão terá duração de 126 dias, encerrando-se à meia-noite do dia 19 de fevereiro de 2017, quando os relógios serão atrasados em uma hora.

Segundo o professor Reinaldo Castro Souza, do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), o principal objetivo da medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. “Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas, reduzindo assim a necessidade da energia elétrica produzida pelas termelétricas”, afirmou ele. Ou seja, gerando uma economia nos reservatórios de água das regiões em questão.

O professor também citou que com o horário de verão, o consumidor ganha uma maior qualidade na energia, ou seja, aproveitando a luz natural por mais tempo. E com isso, a segurança operacional também aumenta, pelo fato da carga nas linhas de transmissão diminuir. Mas ele também fez um alerta em relação aos dias mais quentes que estão por vir “é preciso ter muito cuidado e prudência ao usar os aparelhos de ar condicionado, eles são os grandes vilões nas contas de luz do consumidor”.

Fonte: Canal Energia