Universalização na área rural da Amazonas prevê de 51,5 mil ligações até 2018

Universalização na área rural da Amazonas prevê de 51,5 mil ligações a

Em: 14/10/2016 às 14:10h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica manteve o ano limite de 2018 para alcance da universalização rural por meio de redes convencionais na área de concessão da Amazonas Distribuidora de Energia, com a meta de 36.969 ligações. A mesma data foi estabelecida para a universalização rural por meio de sistemas de geração, com meta de 14.500 ligações. Também foram redefinidos os anos de universalização por município.

Em setembro do ano passado, a empresa solicitou a prorrogação do prazo limite para o estado do Amazonas de 2018 para 2025. A proposta submetida pela Aneel à audiência pública previa a execução pelo Programa Luz para Todos da meta de 56.022 ligações de 2015 a 2018. Desse total, 41.522 seriam o atendimento por meio de redes convencionais e 14.500 por meio de sistemas de geração, com investimento previsto de R$ 1,17 bilhão.

Dos 62 municipios amazonenses atendidos pela Amazonas, apenas Manaus e Santa Isabel do Rio Negro seriam declarados universalizados. O Luz para Todos já havia sido prorrogado de  2014 para 2018 pelo Decreto 8.387/2014, o que resultou na necessidade de revisão do plano da distribuidora.

Fonte: Canal Energia