Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

CCEE indica queda de 3,9% na geração e consumo de energia em outubro

CCEE indica queda de 3,9% na geração e consumo de energia em outubro

Em: 14/10/2016 às 14:09h por

Dados preliminares de medição coletados entre os dias 1º e 10 de outubro indicam redução de 3,8% na geração e de 3,9% no consumo de energia elétrica no país, na comparação com os mesmos dias da semana (3 a 12 de outubro) de 2015. Desconsiderando o impacto do feriado de Nossa Senhora Aparecida no ano passado, os índices seriam de -5,8% e -5,9%, respectivamente.

As informações constam na mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica  (CCEE), que traz dados de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais. A análise do desempenho da geração indica a entrega de 59.305 MW médios de energia ao Sistema Interligado Nacional em outubro.

O destaque é o aumento de 23,2% na produção das usinas eólicas, enquanto a geração térmica caiu 9,6% no período. As usinas hidráulicas, incluindo as pequenas centrais hHidrelétricas, também registraram queda (-3,7%) na produção de energia com representatividade de 68,3% da fonte sobre toda energia produzida no país. O índice é praticamente o mesmo registrado em outubro de 2015, quando a fonte representou 68,2% de toda geração do SIN. O consumo de energia no país, por sua vez, alcançou 56.972 MW médios. Houve queda de 8,7% no mercado cativo – ACR, influenciada pela migração de clientes cativos para o mercado livre. Sem o impacto causado por esse movimento e o feriado em 2015, a queda seria de 6,5%. Já no Ambiente de Contratação Livre houve aumento de 11,7% no consumo que, sem considerar o feriado em 2015 e o registro de novas cargas vindas do mercado cativo, apresentaria redução de 2%.

Fonte: Canal Energia