Engie inaugura centro de operação em Santa Catarina

Em: 14/10/2016 às 14:09h por

A Engie, uma das maiores empresas privadas de geração de energia do Brasil, inaugurou na última terça-feira, 11 de outubro, um novo centro de operação em Florianópolis, em Santa Catarina. A partir do novo Centro de Operação de Geração (COG) a empresa poderá telecomandar as usinas Ponte de Pedra (MT/MS), José Gelázio da Rocha e Rondonópolis (ambas em MT).

Em 2017, mais três hidrelétricas passarão a ser operadas remotamente: Cana Brava (GO), São Salvador (TO) e Passo Fundo (RS). Mais de 100 pessoas trabalharam no projeto, que contou com investimentos de R$ 4 milhões nesse primeiro momento. Segundo Eduardo Sattamini, diretor-presidente da Engie Brasil Energia, esse investimento foi realizado para adequação dos diferentes equipamentos, sistemas e procedimentos das usinas à operação remota. “A implantação do C.O.G. e a operação remota das usinas foram desenvolvidas com foco em novas tecnologias, digitalização e segurança operacional”, detalha.

“Esse novo centro vai ao encontro de um dos pilares da transformação que o grupo vem implementando, o da digitalização, onde buscamos uma maior automação dos nossos processos, com foco na inovação e na redução de custos”, completa o executivo. O diretor de Geração da Engie, José Laydner, destaca que o Centro de Operação é composto, atualmente, pelo C.O.G. e pelo C.O.S. (Centro de Operação do Sistema), e conta com o que há de mais moderno e robusto em termos de software e hardware. “A infraestrutura do C.O.G. foi desenhada para garantir a segurança dos dados e a excelência operacional”, afirma o diretor, que ainda destaca a qualificação e o treinamento da equipe. Já o C.O.S é responsável pela interlocução operacional com o Operador Nacional do Sistema Elétrico e agentes do setor.

Fonte: Canal Energia