'Agregador' pode ser alternativa para câmara

Em: 28/09/2016 às 14:07h por

Enquanto a comercializadora varejista não ganha força no mercado, uma alternativa para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lidar com esse movimento pode ser a criação de um comercializador "agregador".

A Comerc levou essa proposta para a câmara, de acordo com Cristopher Vlavianos, presidente da comercializadora. "Existem processos na CCEE que poderiam ser agregados sob a responsabilidade de um gestor", explicou.

Seria uma figura intermediária entre a comercializadora tradicional e a varejista. Os consumidores continuariam sendo agentes da CCEE, mas a gestão de uma série de questões poderia ser unificada, resultando em um ganho de eficiência no mercado livre.

"Não queremos substituir o varejista, mas podemos ter uma empresa que seja um agente agregador. Ele terá a responsabilidade de realizar pagamentos de alguns eventos, como as contribuições associativas mensais dos agentes, energia de reserva", explicou Vlavianos. De acordo com o presidente da Comerc, a CCEE foi receptiva à ideia, que está sendo discutida com outros agentes do mercado livre de energia.
"O agregador seria um meio do caminho, mas não é uma solução de médio e longo prazo", disse Reinaldo Ribas, da Delta Energia.

Para Paulo Toledo, sócio-diretor da Ecom, uma opção intermediária pode ser ideal por enquanto. Ele defendeu a retomada do assunto do varejista, para que todos os detalhes possam ser discutidos para que as empresas se sintam mais seguras em investir no segmento. "O varejista precisa funcionar, é fundamental para a expansão futura do mercado livre", disse.

Fonte: Valor Econômico