Cemig já registra mais de mil consumidores que optaram pela microgeração

Cemig já registra mais de mil consumidores que optaram pela microgeraç

Em: 21/09/2016 às 14:14h por

Os clientes micro e minigeradores de energia elétrica de Minas Gerais já são 1.074 segundo a Cemig. Graças ao crescimento da microgeração no estado, a distribuidora já configura-se como a concessionária com mais ligações dessa categoria, representando uma potência instalada de 7,7 MWp.

Representantes da Cemig justificam o alto número de investimento em microgeração em Minas Gerais pelo fato do estado contar com fatores altamente favoráveis para a instalação dessas mini e micro usinas como os excelentes níveis de radiação na maior parte do estado e a tarifa de energia atrativa para os investidores de geração distribuída, que contam ainda com a isenção do ICMS pelo Governo Estadual. Essas vantagens possibilitam um retorno do investimento mais rápido ao consumidor.

Graças à mudança da resolução normativa 678 da Aneel, que ampliou a abrangência e a potência dos mini e microgeradores, criou modelos de negócios e reduziu prazos para as distribuidoras conectarem os produtores/consumidores, a Cemig, por meio da Efficientia, está implantando o sistema de microgeração em diversos condomínios da região do Triângulo em parceira com a Alsol, em residências que captam energia solar. Nesse caso, a energia é dividida entre os condôminos. Com as novas regras da Aneel, estima-se que até 2024 cerca de 1,2 milhão de residências contem com energia produzida pelo sistema de geração distribuída.

Fonte: Ambiente Energia