CCEE registra queda na geração térmica de 27,7% no 1º semestre de 2016

Em: 14/09/2016 às 14:18h por

Dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) indicam que as usinas térmicas do Sistema Interligado Nacional (SIN) diminuíram em 27,7% a produção de energia no primeiro semestre de 2016 quando comparada ao desempenho do mesmo período do ano passado.

A produção das plantas térmicas nos seis primeiros meses do ano foi de 11.715 MW médios, enquanto em 2015 alcançou 16.209 MW médios. A queda é reflexo do desligamento de usinas mais caras após decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ainda no ano passado, principalmente das usinas movidas a óleo diesel, que no ano passado produziram 2.346 MW médios de energia, montante reduzido a 1.560 MW médios em 2016, redução de 66,5%.

Outro tipo de usina que diminuiu significativamente a produção foram aquelas movidas a gás com 4.683 MW médios entregues nos seis primeiros meses do ano, frente aos 7.691 MW médios produzidos em 2015, o que representa queda de 39,1%. As usinas térmicas bicombustíveis também registraram decréscimo na geração com 408 MWmed entregues este ano, 21,5% menos que os 519 MW médios gerados no semestre anterior.
Ao final do primeiro semestre de 2015, a representatividade da fonte térmica chegou a 31% de toda a energia gerada no país, número que em junho de 2016 foi reduzido a 20% do total produzido pelas usinas térmicas do Sistema.

Fonte: Canal Energia