ONS sinaliza mudança na fórmula de cálculo do preço spot da energia

Em: 08/09/2016 às 14:27h por

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, afirmou que a fórmula de cálculo do preço spot da energia elétrica, ou Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), deverá mudar a partir de janeiro de 2017.
De acordo com as regras do setor elétrico, os preços spot da energia são calculados por modelos matemáticos por meio de variáveis como as projeções de chuvas e carga e o cronograma de usinas e linhas previstas para os próximos anos. Segundo Barata, ainda avalia-se se será feito um aperfeiçoamento na fórmula que dita o nível de risco incorporado pelo sistema na projeção de cenários futuros, a chamada CvAR (Valor Condicionado a um Dado Risco), ou a introdução de uma nova sistemática para esse cálculo, a SAR (Superfície de Aversão ao Risco).

O tema ainda deverá ser submetido a uma consulta pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), provavelmente em novembro. A mudança no PLD, que é utilizado no mercado de curto prazo de energia, também influenciaria o ritmo de acionamento de usinas termelétricas e os preços de contratos de energia de longo prazo, e a revisão em avaliação faz parte de propostas que vêm sendo listadas pela equipe definida para o setor de energia.

Fonte: Ambiente Energia