Setor de energia eólica brasileiro atinge 10 gigawatts de capacidade instalada

Setor de energia eólica brasileiro atinge 10 gigawatts de capacidade

Em: 06/09/2016 às 14:23h por

O setor eólico de energia brasileiro atingiu em 2016 a capacidade instalada de 10 gigawatts (GW) em cerca de 400 parques com mais de 5,2 mil aerogeradores em operação. Com os novos índices, a energia eólica passa a representar 7% da matriz energética brasileira e registra 80% de nacionalização.

Em 2015, a energia eólica abasteceu mensalmente uma população equivalente a todo o Sul do País e gerou 41 mil postos de trabalho. Os investimentos feitos desde 1998 somaram R$ 60 bilhões. Já estão contratados perto de 9 GW em 2016 e a previsão é chegar a 2020 com 18,4 GW de capacidade instalada.
De acordo com o GWEC – Global World Energy Council, o Brasil foi o quarto país em crescimento de energia eólica no mundo em 2015, considerando os números de capacidade instalada, atrás da China, Estados Unidos e Alemanha e representando 4,3% do total de nova capacidade instalada no ano passado no mundo todo.

A expectativa do setor agora é chegar a 2020 com mais de 18 GW. “Em dezembro, teremos um momento muito importante para o setor neste ano: o Leilão de Reserva. A contratação de energia eólica neste leilão será vital para dar um sinal de investimento para toda a cadeia de energia eólica, formada recentemente e num investimento que já passa dos R$ 48 bilhões nos últimos seis anos. Os contratos que temos assinados sustentam a cadeia até 2020, como se vê no gráfico acima, mas é necessário fazer novas contratações para manter a cadeia ativa e o setor crescendo de forma sustentável”, explica Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica.

Fonte: Ambiente Energia