Brasil iniciará estudos para desenvolver nova tecnologia para construção de torres eólicas

Brasil iniciará estudos para desenvolver nova tecnologia para construç

Em: 06/09/2016 às 14:23h por

Com o grande potencial de produção de energia eólica que o Brasil possui, o incentivo ao mercado eólico e aperfeiçoamento da tecnologia para o setor se tornam chaves para o seu crescimento. Pensando nisso, o país irá iniciar estudos com objetivo de desenvolver uma tecnologia inovadora que possibilitará a construção de torres eólicas de concreto de ultra/alta performance Ductal, ampliando resultados e otimizando custos para as empresas de energia.

O Ductal é um material de alta tecnologia que combina matriz mineral de ultra alta performance com fibras metálicas ou poliméricas. A aplicação dessa tecnologia trará ganhos significativos aos projetos eólicos, através da redução dos custos de implantação e manutenção das torres.

A tecnologia irá possibilitar alcançar maiores alturas de geração com a utilização de guindastes já disponíveis no mercado brasileiro, uma vez que os elementos de concreto pré-moldado das torres terão uma redução aproximada de 50% do seu peso, com um aumento de até 300% da sua resistência à compressão.

Fonte: Ambiente Energia