ONS: emergência no Uruguai faz Brasil exportar energia via conversora de Melo

ONS: emergência no Uruguai faz Brasil exportar energia via conversora

Em: 05/09/2016 às 14:26h por

Na última quinta-feira, 1º de setembro, a interligação entre o Brasil e o Uruguai pela Conversora de Frequência de Melo, foi utilizada para exportação de energia em caráter de emergência por solicitação da Administración Nacional de Usinas y Transmissiones Eléctricas. A conexão está em operação comercial há cerca de um mês. A exportação foi realizada no período das 10h01min às 10h32min, em que foram supridos 410 MW para o país vizinho com o objetivo de evitar sobrecarga no circuito 1 da linha de transmissão em 500 kV San Javier / Palmar, uma vez que o circuito 2 desta mesma linha estava desligado para serviços de manutenção.

Segundo as regras do Regulamento Internacional de Operação firmado entre Brasil e Uruguai, a energia exportada será devolvida pelo Uruguai no mesmo montante, não havendo transação financeira. A linha de transmissão em 500 kV, construída pela Eletrosul e pela UTE, conecta os sistemas brasileiro e uruguaio, interligando as localidades de Candiota (RS) e San Carlos (próximo a Punta del Leste), onde está instalada a Conversora de Frequência de Melo. A conexão tem capacidade de transferência de potência, nos dois sentidos, de 500 MW.

Fonte: Canal Energia