GE amplia base de serviços para eólicas

Em: 05/09/2016 às 14:25h por

A GE iniciou neste ano as atividades de dois centros de operação e manutenção (O&M) de parques eólicos, no Rio Grande do Sul e em Pernambuco, e vai inaugurar em breve um outro centro, no Piauí. A empresa, que já tinha duas bases do tipo na Bahia e Rio Grande do Norte, ainda pretende construir uma unidade semelhante no Maranhão, em 2017.

"Os centros de operação e manutenção sempre seguem o volume [de entregas de pedidos de aerogeradores]. Onde vendemos um 'cluster' novo, eventualmente colocamos um centro de O&M", disse o diretor de vendas da GE Renewable Energy no Brasil, Sergio Souza. A empresa possui duas fábricas na Bahia, sendo uma de hubs (peça responsável pela automação das pás) e naceles (caixa onde fica o gerador - e outra de torres.

A companhia americana, que concluiu no ano passado a aquisição da divisão de energia da francesa Alstom, alcançou em 2016 a marca de 2 mil turbinas eólicas instaladas no Brasil. O país é o terceiro maior mercado de geradores eólicos da GE no mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China.

"O Brasil responde por cerca de 10% a 15% da demanda mundial [na área de energia eólica] da GE", explicou Souza. No segundo trimestre, as vendas globais da área de "Renewable" da companhia, na qual estão inseridas as turbinas eólicas, alcançaram US$ 2,1 bilhões, com alta de 28%, em relação a igual período do ano anterior.

Quanto ao leilão de energia de reserva (LER) que negociará contratos de fonte eólica, marcado para 16 de dezembro, Souza disse que a demanda ideal, para garantir a sustentabilidade da cadeia de fornecedores do setor, seria de 3 gigawatts (GW). No mercado, porém, estima-se que o volume a ser contratado seja bem menor.

Questionado sobre o cenário político-econômico do país, Souza explicou que, com a conclusão do processo de impeachment, o mercado deve se acalmar e haverá uma perspectiva favorável de investimento e de retomada do crescimento. "Só o fato de tirar a instabilidade da mesa, já vai dar uma perspectiva de melhora", afirmou.

Fonte: Valor Econômico