Sistema de energia solar reduz conta de consumidor em 98,5%

Em: 01/09/2016 às 14:09h por

No município de Nossa Senhora do Socorro, localizado na Grande Aracaju, o comerciante José Augusto Silva instalou um sistema fotovoltaico (energia solar), na mercearia da família e reduziu a conta de energia em 98,5%.

No mês de junho, o consumo gerou um pagamento de R$ 1.120,24, já na fatura que será paga no início de setembro  estão sendo cobrados apenas R$ 17,30.  “Estou muito satisfeito com a economia ao final do mês, além de economizar, ainda estou contribuindo com o meio ambiente, produzindo energia limpa”, conta José Augusto, que instalou o sistema em casa há menos de três meses.

O resultado foi atingido com a instalação de 40 placas no telhado do estabelecimento, capazes de gerar 2000 kWh/mês, que custaram no bolso do comerciante R$ 65 mil reais.  Valor alto? “Diante da economia que senti no bolso faria tudo outra vez”, declara o comerciante, que deverá ter o retorno do investimento em até cinco anos.No município de Nossa Senhora do Socorro, o comércio é o único estabelecimento com um sistema de energia fotovoltaica.  “Meus vizinhos ficaram impressionados como essas placas ajudaram a reduzir a conta”, diz José Augusto.

O comerciante é um dos seis clientes cadastrados na distribuidora de energia elétrica no estado (Energisa), utilizando energia solar no sistema de compensação. Com isso, o excedente  em kWh produzido é repassado para a concessionária como forma de empréstimo gratuito e compensado na conta do cliente no mês posterior.