Atraso em linhas de transmissão pode causar gargalo na distribuição de energia do país

Atraso em linhas de transmissão pode causar gargalo na distribuição de

Em: 31/08/2016 às 11:37h por

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), através de seu diretor-geral, Luiz Eduardo Barata, afirmou que existe uma preocupação com um possível “gargalo” no sistema de distribuição de energia do país, nos próximos anos, devido a atrasos na construção de várias linhas de transmissão importantes.

O representante da ONS citou o caso da empresa espanhola Abengoa, que é responsável por importantes linhas de transmissão, como a que vai conectar a usina hidrelétrica de Belo Monte ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa com dificuldades financeiras, abandonou alguns projetos, e agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá que realizar um novo leilão.

Luiz Eduardo Barata afirma que “Belo Monte vai escoar sua energia, só que haverá um descompasso entre a transmissão e a geração por causa do atraso da Abengoa. Pode acontecer de nós não termos condições de transportar toda energia que poderia ser gerada em Belo Monte”.

O diretor-geral acredita que, apesar dos contratempos, não há nenhum risco do ponto de vista do abastecimento de energia para o país.

Fonte: Ambiente Energia