Chamada de Projeto de P&D contempla energia heliotérmica

Em: 30/08/2016 às 14:22h por

Foi aprovada na 27ª Reunião Pública Extraordinária da Diretoria de 2016, realizada em 26 de julho de 2016, a Chamada de Projeto de P&D Estratégico nº 021/2016 – “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro”.

A chamada visa à proposição de arranjos técnicos e comerciais para avaliação e inserção de sistemas de armazenamento de energia no setor elétrico brasileiro, buscando também criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica, propriedade intelectual (patentes) e infraestrutura de produção nacional.

Apesar de ser usado em diversas tecnologias, o armazenamento térmico é um dos principais diferenciais da Energia Heliotérmica, permitindo que a geração de energia solar ocorra em dias nublados ou à noite. Dentre as opções de armazenamento de energia listados na chamada, estão os armazenamentos térmicos – sistemas que realizam o armazenamento de energia em potencial térmico, para fins de uso final ou conversão em eletricidade.

O objetivo do Programa de P&D da ANEEL é alocar adequadamente recursos humanos e financeiros em projetos orientados para subtemas estratégicos ou prioritários, buscando estimular o desenvolvimento de invenções e inovações tecnológicas relevantes para o Setor Elétrico Brasileiro.
A Chamada de Projeto de P&D Estratégico referente a este Aviso está disponível aqui (link is external).

Fonte: Ambiente Energia