Três companhias brasileiras estão no ranking mundial das principais empresas de energia limpa

Três companhias brasileiras estão no ranking mundial das principais em

Em: 25/08/2016 às 14:28h por

O relatório Carbon Clean 200 TM (Clean200TM), que lista as 200 principais empresas de energia limpa com capital aberto no mundo foi divulgado recentemente, e traz no ranking três companhias brasileiras: Weg, São Martinho e CPFL Energias Renováveis. Para fazer o download do relatótio basta acessar http://www.clean200.org/

Na sua edição atual, o Clean200TM classifica as maiores empresas de capital aberto no mundo inteiro por suas receitas totais oriundas de energia limpa, conforme a avaliação da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

O Clean200TM foi criado para servir de espelho ao Carbon Underground 200TM, lista de empresas de combustíveis fósseis que está sendo alvo de desinvestimentos e que gerou um retorno anualizado de 7,84% ao longo da última década, o Clean200TM mostrou um retorno anualizado três vezes superior, de 21,82%, nesse mesmo período.

As 10 empresas com mais receitas oriundas de energias limpas do ranking Clean200 são: Vestas (energia eólica), Philips Lighting (iluminação LED), Xinjiang Gold-A (centrais eólicas), Tesla Motors (veículos elétricos), Gamesa (turbinas eólicas), First Solar (módulos solares), GCL-Poly Energy (polissilício grau solar), China Longyuan-H (parques eólicos), Grupo Kingspan (isolamento e envelopamento de construções) e Acuity Brands (luzes LED).

O relatório exclui todas as empresas de petróleo e gás e utilitários que geram menos de 50% de sua energia a partir de fontes renováveis, bem como as 100 maiores empresas de carvão de acordo com suas reservas. A lista também filtra as empresas que se beneficiam da fabricação de armas, do desmatamento de florestas tropicais, da utilização de trabalho infantil e / ou forçado, bem como as empresas que se dedicam ao lobby de negação das mudanças climáticas.

Fonte: Ambiente Energia