Preço-teto estabelecido para PCHs frustra investidores

Em: 24/08/2016 às 14:25h por

O preço-teto de R$ 248 por megawatt-hora (MWh) estabelecido para os projetos de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) no próximo leilão de energia de reserva, cujo edital foi aprovado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ficou aquém do esperado por investidores do setor.

"A ideia de oferecer um preço adequado é muito importante. Na visão da Abragel, esse preço ficou aquém do que a gente esperava", afirmou o novo presidente executivo da associação, Leonardo Sant'Anna, que tomará posse no cargo nesta quarta-feira. De acordo com ele, o valor ideal de preço-teto, para "atrair investidores responsáveis e promover a competição" estaria na faixa entre R$ 260/MWh e R$ 280/MWh.

Segundo o executivo, o preço-teto mais elevado não indica que o preço da energia será mais caro, seria apenas um estímulo a uma participação maior de empresas e de mais competição para se chegar ao preço ótimo. "O consumidor está mais preocupado com a qualidade do serviço do que com diferenças marginais no preço, porque ele vai ter que conviver com aquele serviço por vários anos", explicou.

Mesmo com o preço-teto pouco atrativo, Sant'Anna prevê que haverá negociação no leilão. "Ainda esperamos que haja alguns investidores que tenham disposição para chegar nesse preço. [O preço baixo] é só uma perda de oportunidade de você atrair mais investidores de uma forma mais adequada", afirmou.

De qualquer forma, o presidente da Abragel, classificou como positiva a iniciativa do governo de fazer um leilão específico para as pequenas e micro hidrelétricas. "É um entendimento de que o governo está reconhecendo essa fonte como sendo importante para fazer parte do portfólio do consumidor", comentou.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), estavam cadastrados para o leilão 73 PCHs, totalizando com 889 megawatts (MW) de capacidade, e 60 CGHs, com 96 MW. As PCHs são projetos com até 30 MW de potência, enquanto as CGH possuem no máximo 3 MW.

O governo planeja ainda realizar um segundo leilão de energia de reserva, em 16 de dezembro. O novo certame incluirá projetos de geração de fontes eólica e solar fotovoltaica. De acordo com a EPE, estão cadastrados 841 projetos eólicos, totalizando 21.760 MW. Também estão inscritos 419 empreendimentos fotovoltaicos, que somam 13.388 MW.

Fonte: Valor Econômico