MME publica diretrizes do Leilão de Energia de Reserva

Em: 19/08/2016 às 14:09h por

O Ministério de Minas e Energia publicou nesta segunda-feira (15/08), no Diário Oficial da União, a Portaria MME nº 437, de 11 de agosto de 2016, que estabelece as Diretrizes da Sistemática para a realização do Leilão para Contratação de Energia de Reserva, denominado 1º Leilão de Energia de Reserva (LER), de 2016, previsto na Portaria MME no 104, de 23 de março de 2016.

O Leilão de Energia será composto de duas etapas, uma uniforme e outra discriminatória. A etapa uniforme possui múltiplas rodadas e em cada uma delas o participante poderá submeter lances de preço descendente enquanto a oferta de cada produto é superior à demanda do produto. A etapa discriminatória possui uma única rodada para submissão de lances, pelos proponentes vendedores, para as quantidades de lotes definidas ao término da etapa uniforme.

O 1º LER de 2016 deverá ser realizado em 23 de setembro de 2016, e negociará energia de fonte hidrelétrica proveniente de Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCH e de Centrais de Geração Hidrelétrica – CGH, com inicio de suprimento em 1º de março de 2020 e prazo de 30 anos.

Fonte: Ambiente Energia