Uso de energia industrial cai 5,7% no semestre

Em: 18/08/2016 às 14:00h por

img

A combinação de fatores que incluem a previsão de chuvas abaixo da média histórica, a queda do nível dos reservatórios hidrelétricos, o possível aumento da geração termelétrica e o crescimento do consumo de energia até o fim do ano pode provocar o retorno da bandeira tarifária de cor amarela.

A avaliação, que pode resultar em impacto no custo de energia de R$ 15 por megawatt-hora (MWh), faz parte de estudo inédito feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) sobre o assunto.
A primeira edição do "Boletim de Conjuntura do Setor Elétrico", que será divulgado trimestralmente pela entidade, mostra que o setor industrial sofreu o impacto mais significativo no consumo, com queda de 5,7% na comparação entre o primeiro semestre de 2016 e igual período do ano passado.

De acordo com o estudo, o Nordeste foi a região mais atingida no primeiro semestre, com retração de 10,7% no consumo de energia pelo setor produtivo, seguida pelo Sudeste (-6,6%) e Sul (-4,1%). As regiões Norte e Centro-Oeste apresentaram leve crescimento em 2016, de 1% e 0,6%, respectivamente.

A redução do patamar de geração termelétrica este ano trouxe menores reajustes das tarifas das distribuidoras no mercado cativo na comparação com o ano anterior. Além disso, permitiu o desligamento da bandeira tarifária vermelha, que afetava o custo em até 45 R$ por MWh.

Entre dezembro de 2015 e julho de 2016, houve queda de 5% em termos reais no custo médio de energia para o setor produtivo. Segundo a Firjan, porém, o impacto foi pouco significativo já que, no acumulado dos últimos três anos, o aumento foi de 57,7%.