Mercado de energia acredita que cobrança das bandeiras tarifárias voltem em breve

Mercado de energia acredita que cobrança das bandeiras tarifárias volt

Em: 18/08/2016 às 14:00h por

Com a bandeira tarifária verde em vigor desde abril, o mercado de energia acredita que uma carga de energia elétrica maior que a inicialmente esperada para este ano no Brasil e um período seco com menos chuvas que o normal ameaçam trazer de volta às contas de luz as bandeiras tarifárias com cobrança de um adicional junto aos consumidores em situações de menor oferta de energia.

Comercializadores acreditam que o preço spot da eletricidade, ou Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), deve disparar em setembro para um patamar próximo dos 200 reais por megawatt-hora, ante 118 reais atualmente, após uma revisão de carga realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na semana passada, o que levaria ao acionamento da bandeira amarela.

A possibilidade de virada na bandeira vai depender fortemente do andamento das chuvas, que têm ficado abaixo da média neste período seco, que vai de maio a novembro.

Fonte: Ambiente Energia