Leilão de energia em setembro será um ensaio para os próximos

Em: 16/08/2016 às 13:57h por

img

O próximo leilão de energia elétrica deverá servir como um teste para que o governo tenha uma ideia de qual o apetite por megawatts do mercado e quais garantias e volumes a iniciativa privada conseguirá.
A afirmação é de Alexei Vivian, diretor-presidente da ABCE, associação de companhias de energia elétrica.
Nesta segunda-feira (15), foram publicadas as regras do primeiro leilão pós-Dilma. Ele será exclusivo para pequenas hidrelétricas, que, pela primeira vez, só poderão ofertar até 90% da sua capacidade de geração.
O certame está marcado para o dia 23 de setembro, e, por enquanto, não há informações sobre volume ou preço da energia a ser leiloada.

Com a crise, "o mercado não está com avidez" por contratos, afirma Vivian.
Se o preço for baixo haverá mais procura, lembra, mas pondera que mesmo hidrelétricas –que têm custo menor– não ofertam se o megawatt não estiver competitivo.
As pequenas geradoras esperam que o volume seja de cerca de 500 MWh, afirma Paulo Arbex, presidente da associação dessas empresas.

"É o mínimo para a sobrevivência e para manter a cadeia funcionando."

Fonte: Folha de S. Paulo