Energia eólica muda realidade da região Nordeste

Em: 16/08/2016 às 13:55h por

O desenvolvimento do setor eólico no Brasil tem mudado além de paisagens naturais, a economia de estados que contam com fortes ventos abundantes. O nordeste é a região que mais sentiu os benefícios da força dos ventos, A energia eólica gerada com alta eficiência tem ajudado a região a enfrentar os extensos períodos de seca e ainda coloca o Nordeste como a melhor área do país para a produção de energia eólica.
A fonte eólica tem atendido cerca de 30% da necessidade do Nordeste e contribui para aumentar a segurança do fornecimento de energia por esse sistema. Sem ela, a região poderia estar sofrendo com a baixa dos níveis dos reservatórios e em situação de racionamento.

Com a recente crise hídrica que assolou o Brasil, autoridades do setor de energia passaram a dar mais atenção aos projetos eólicos implantados no país. Até 2040, projeta-se que a dependência da geração de eletricidade a partir de fontes hídricas acabará. Segundo a projeção da Bloomberg New Energy Finance, as fontes eólica e solar representarão 42% da matriz brasileira até 2040.

Cerca de 111 usinas eólicas começaram a funcionar em 2015. Hoje, existem 392 usinas em operação em 70 municípios brasileiros. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), cerca de 33 milhões de brasileiros usaram eletricidade proveniente de fonte eólica em todos os meses do ano de 2015.

Fonte: Ambiente Energia