Setor de GTD vê queda na exportação de equipamentos

Em: 16/08/2016 às 13:55h por

As exportações de produtos do setor de geração, transmissão e distribuição (GTD) de energia caíram em 43,6% em julho, na comparação com o mesmo de mês de 2015. O volume exportado passou de US$ 66,5 milhões para US$ 37 milhões no período, como indicado pela Abinee, em balanço desta segunda-feira (15/8).

O segmento é o de maior retração entre os oito setores eletroeletrônicos analisados pela associação, entre eles telecomunicações, informática e equipamentos industriais. Somados todos eles, as exportações no mês caíram 22%, para US$ 431,8 milhões.

Segundo a associação, em comunicado, o recuo é atribuído à “falta de confiança das empresas em vender seus produtos no mercado externo, face à instabilidade do real frente ao dólar”.
Entre os equipamentos, os motores e geradores tiveram decréscimo de 38% nas exportações de janeiro a julho, para US$ 222 milhões. No acumulado dos sete meses do ano, todo o setor de GTD teve alta de 6,2%, para US$ 316,2 milhões.

Importações

As importações de GTD somaram US$ 62 milhões, queda expressiva de 50%, frente os US$ 125 milhões no mesmo período de 2015. No acumulado do ano até julho, o segmento teve alta de 1,1%, para US$ 610,9 milhões. Todos os setores eletroeletrônicos, por sua vez, importaram 23,5% menos entre o julho de 2015 e 2016, com soma de US$ 2 bilhões.

Fonte: Brasil Energia