Eólica e solar terão 1.260 projetos em leilão

Em: 09/08/2016 às 14:26h por

img

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.260 projetos de energia solar e eólica para o segundo leilão de reserva do ano, marcado para 16 de dezembro, somando 35.147 megawatts (MW) de potência instalada. Segundo a EPE, 841 projetos de energia eólica e 419 de solar poderão participar da disputa.

A Bahia e o Rio Grande do Norte lideraram a oferta de projetos, tanto de geração eólica como solar. Na Bahia, são 240 projetos eólicos, com 6.380 MW, e 101 de solar, com 3.155 MW. No Rio Grande do Norte, são 233 empreendimentos de energia eólica, ou 5.555 MW, e 58 de solar, com 1.640 MW. Há projetos também no Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O cadastramento é o primeiro passo para a participação do projeto no leilão. A habilitação técnica depende da comprovação da capacidade de escoamento da energia. Depois da habilitação, será feito o aporte de garantias financeiras para que os projetos possam participar. O primeiro leilão de reserva do ano, marcado para 23 de setembro, só comercializará contratos de energia hidrelétrica.

Fonte: Valor Econômico