EPE cadastra 35,1 GW em projetos para o segundo leilão de reserva

Em: 09/08/2016 às 14:25h por

A Empresa de Pesquisa Energética concluiu o cadastramento de empreendimentos para o 2º Leilão de Energia de Reserva 2016 (2º LER), previsto para ocorrer no dia 16 de dezembro. Foram cadastradas 1.290 usinas, sendo 841 projetos eólicos e 419 fotovoltaicos, totalizando 35.147 MW de capacidade instalada. Em um primeiro momento, a EPE havia cadastrado 1.192 projetos, mas com a reabertura do prazo o número de interessados foi ampliado.
O cadastramento é o primeiro passo para permitir a participação no leilão. A habilitação técnica depende da comprovação da capacidade de escoamento da potência associada ao Sistema Interligado Nacional. De acordo com o Artigo 14 da Portaria MME 104/2016, não será habilitado “o empreendimento de geração cujo Ponto de Conexão ao SIN tenha capacidade de escoamento inferior à sua potência injetada, observado o prazo para alteração do Ponto de Conexão.” Após a habilitação técnica é feito ainda o aporte de garantias financeiras para a efetiva participação no leilão.
A Bahia e o Rio Grande do Norte lideram a oferta de projetos, tanto de geração de energia eólica como solar fotovoltaica. A Bahia cadastrou 240 projetos eólicos, com um total de 6.380 MW, e 101 com a energia do sol que totalizam 3.155 MW de potência instalada. O Rio Grande do Norte teve 223 empreendimentos eólicos cadastrados, ou 5.555 MW, além d 58 de energia solar, com 1.640 MW.
Fonte: Canal Energia