Belo Monte tem mais uma turbina em operação comercial

Em: 08/08/2016 às 10:26h por

A hidrelétrica de Belo Monte foi autorizada a iniciar a operação comercial da terceira unidade geradora do sítio Pimental, de 38,8 MW de potência instalada, segundo despacho publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 5 de agosto. A UHE Belo Monte está instalada no rio Xingu, no estado do Pará. Com essa autorização, a usina soma cinco unidades em operação, sendo as duas na casa de força principal, e mais três no sítio Pimental, totalizando 1.338,8 MW. A previsão é de que a UHE esteja em pleno funcionamento em 2019.

A Aneel também liberou a operação comercial da UG3 da UHE Cachoeira Caldeirão, localizada nos municípios de Ferreira Gomes e Porto Grande, no Amapá. Agora a usina está com as três máquinas funcionando, somando 219 MW. A agência ainda autorizou o comissionamento das cinco caldeiras da térmica Manoel Urbano, instalada em município homônimo, no estado do Acre. Cada gerador tem 440 kW cada, totalizando uma capacidade instalada de 2.200 kW.

Fonte: Canal Energia