Mercado livre ainda é vantajoso mesmo com aumento de preço da energia

Em: 08/08/2016 às 10:25h por

Mesmo com o aumento significativo do preço da energia incentiva, o mercado livre ainda é vantajoso para muitos consumidores que pensam em migrar para o ACL, podendo aferir reduções entre 15% e 20% no custo do insumo. A afirmação é de Fabio Berretta, diretor-presidente da Rio Preto Energia, que agora passa a se chamar RP Energia.

A empresa, que atua como uma consultoria para consumidores e geradores, está em franca expansão e passa por uma mudança de identidade. Com apenas 18 meses de operação, já conta com 55 clientes e a expectativa é terminar o ano com mais de 100 unidades em carteira.  "A RP não compartilha a ideia de que o mercado livre deixou de ser atrativo", disse. "Mesmo com a redução de custo em algumas concessionárias e o aumento de preço do ACL, nós estamos encontrando uma economia na faixa dos 15 a 20%."

Berretta explicou que até alguns meses atrás a energia incentiva era negociada a R$ 140,00/MWh, o que permitiu que alguns clientes aferissem uma economia de até 40% com a migração. Isso foi o que motivou muitos consumidores a optarem por deixar as distribuidoras. Para se ter uma ideia, no primeiro semestre deste ano, 1.151 novas unidades migraram para o ACL, segundo dados divulgados no início de julho pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Contudo, as incertezas políticas/regulatórias e o aumento da demanda fizeram o preço subir para perto de R$ 210,00/MWh. "A gente busca explicar para o cliente que a economia ainda é significativa, mesmo com a redução em relação a alguns meses atrás", disse o executivo.

Fonte: Canal Energia