Aneel eleva receita para tornar leilão de transmissão mais atraente

Em: 03/08/2016 às 14:23h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu ontem ampliar o número de projetos e aumentar a receita dos empreendimentos do leilão de linhas de transmissão de energia elétrica agendado para o dia 2 de setembro. O certame tentará atrair R$ 12,6 bilhões em investimentos para construção de 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão.

A Aneel já havia aprovado o edital, no início do mês passado, mas decidiu refazê-lo para incluir mais três lotes e ampliar a receita, para tornar o leilão mais atraente. AUMENTO DO NÚMERO DE LOTES Serão ofertados, agora, 25 lotes, ante 22 anteriormente. Foram incluídos empreendimentos para atender a Região Metropolitana de Belém e a região norte do Espírito Santo. Esses lotes foram ofertados no primeiro leilão deste ano, mas não tiveram interessados.

Outra alteração foi na chamada Receita Anual Permitida (RAP) máxima do leilão, que será agora de R$ 2,3 bilhões, o que significa um aumento de 10,2% em relação à previsão anterior. Nesses leilões, o vencedor de cada lote é a empresa que estiver disposta a receber o menor valor de RAP, a remuneração paga às empresas de transmissão, em relação ao teto fixado no edital.

O objetivo da alteração foi tornar os projetos mais atraentes, diante de uma redução nos financiamentos do BNDES. O banco decidiu que financiará até 50% dos empreendimentos do leilão pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), de 7,5% ao ano. Antes, o financiamento máximo era de até 70%.

A assinatura dos contratos está prevista para novembro, e, segundo o edital, o prazo para as linhas de transmissão começarem a operar varia de 42 a 60 meses.No início do ano, a Aneel decidiu dividir em duas etapas o leilão para a construção de linhas de transmissão e subestações. A primeira parte da licitação foi realizada em abril. Dos 24 lotes ofertados na época, 14 foram arrematados.

Fonte: O Globo