Isenção do ICMS para microgeração avança nos estados

Em: 02/08/2016 às 14:41h por

img

Os estados do Amazonas e Paraná têm registrado um intenso movimento de migração para o mercado livre de energia. O aumento de mais de cerca de 5O% da tarifa de energia no mercado cativo tem promovido o interesse geral de empresas, comércio e empresariados no ambiente livre.

Manaus foi interligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2013, o que permitiu que as empresas locais pudessem a partir daí ingressar no mercado livre. Já no Paraná, durante o governo Requião, as tarifas do mercado cativo foram mantidas subsidiadas. Com a troca de governo, fez-se um realinhamento de preços, o que fez as empresas se interessarem pelo mercado livre.

Um dos segmentos que mais apresentam interesse nesse mercado é o de shopping centers. Com cerca de 15% de participação no segmento de comercialização, a Comerc, comercializadora de energia, registra 43 shoppings que já migraram para o mercado livre nos últimos anos e outros 48 em processo de migração.

Fonte: Ambiente Energia