Itaipu está mais próxima de produzir 100 milhões de MWh em 2016

Em: 02/08/2016 às 14:40h por

De janeiro a julho deste ano, a hidrelétrica de Itaipu (14.000 MW) produziu 60,4 milhões de megawatts-hora, o que representa um desempenho 3,30% maior na comparação com 2013, melhor ano do histórico da usina. Permanecendo esse desempenho, a meta anual dos 100 milhões de MWh torna-se cada vez mais real em 2016.

Em julho, a Itaipu produziu 8.843.766 MWh e teve a terceira melhor performance do mês em todo o período da usina. É a primeira vez que a hidrelétrica consegue manter uma produção média anual acima dos 8 milhões de MWh em sete meses seguidos. O volume produzido até agora, neste ano, é superior até mesmo ao das dez maiores usinas instaladas no Brasil, que, juntas, somaram 59 milhões de MWh no período.

A produção de Itaipu nos primeiros sete meses do ano seria suficiente para atender o consumo do Brasil inteiro por um mês e meio, o da cidade de São Paulo por dois anos e a demanda da cidade do Recife (PE) por 18 anos. Para o diretor técnico executivo, Airton Dipp, “a alta performance da usina é a consolidação de trabalho bem alinhado entre gestão e otimização sustentável dos recursos usados na geração de energia limpa e renovável de Itaipu, para atender os sistemas elétrico do Brasil e do Paraguai”.

Até a manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, a usina havia produzido 60,516 milhões de MWh. Em 2013, nesse mesmo período, a geração somou 58,6 milhões de MWh. Em relação ao ano passado, o acréscimo é de quase 19%, quando foram produzidos 51.132.843 MWh. Já a produção acumulada nos 32 anos de operação chega a 2.373.215.067 MWh.

Fonte: Canal Energia