Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Linha de crédito para microgeração impulsiona setor de energia limpa na Bahia

Linha de crédito para microgeração impulsiona setor de energia limpa n

Em: 27/07/2016 às 14:25h por

O financiamento em geração de energia renovável, concedido pelo BNDES, já tem gerado bons frutos para o setor de energia limpa da Bahia. Somente no estado foram cadastrados cerca de 40 projetos de empresas em sociedades de propósito específico (SPE) em busca de recursos para a construção de sistemas eólicos e solares.

A linha de crédito específica para a microgeração e a minigeração distribuída de energia elétrica, usando recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o chamado FNE Sol, também tem empolgado o mercado. Do teto de até R$ 4 bilhões previstos para aplicação do FNE em projetos em território baiano, cerca de R$ 500 milhões devem ser direcionados para micro e minigeração, por meio do FNE Sol.

O FNE Sol traz condições animadoras em tempos de dinheiro escasso: o investimento pode ser financiado em até 100%, com bônus de adimplência de 15% e juros entre 9,5% a 15,5% ao ano. No caso de projetos de grande porte nos setores de biomassa, energia eólica, energia solar fotovoltaica e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), há também recursos disponíveis, mas em outras condições: financiamento de até 60% do valor, com prazo de até 20 anos e carência de até oito anos, com taxas de juros de 12,95% e bônus de adimplência 15%.

Fonte: Ambiente Energia