Brasil desperdiça potencial do biogás na geração de energia

Em: 27/07/2016 às 14:24h por

A Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás) apresentou ao ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, um relatório sobre o potencial do uso de biogás para a geração de energia no Brasil. Segundo o estudo, temos cerca de 100 megawatts por hora de potência instalada no país, além disso, os dados apontam que estamos desperdiçando um grande potencial, já que o biogás poderia gerar até 115.000 gigawatt por hora, uma quantidade equivalente à energia gerada por uma Itaipu e meia.

Ainda vê-se no país uma grande mal aproveitamento do uso dos resíduos orgânicos para geração de bioenergia. O maior mercado para o biogás é no setor sucroalcooleiro, ao usar os rejeitos da cana para gerar energia. A indústria da celulose e de alimentos também poderia aproveitar melhor os rejeitos, gerando energia ou biocombustível.

Nos últimos anos, um dos maiores passos dados pelo governo parra impulsionar a bioenergia foi a inclusão do biogás nas normas de microgeração (as mesmas que beneficiam a energia solar), além da inclusão dele no último leilão de energia, onde teve um projeto contratado de 21 megawatts por hora de uma usina de cana-de-açúcar.

Fonte: Ambiente Energia