Aneel lança P&D estratégico de armazenamento de energia

Em: 27/07/2016 às 14:23h por

A Agência Nacional de Energia Elétrica vai lançar chamada pública do projeto estratégico de pesquisa e desenvolvimento que trata da inserção de sistemas de armazenamento de energia elétrica. A chamada pretende atrair interessados na elaboração de arranjos técnicos e comerciais, apresentados, preferencialmente, na forma de projetos cooperativos, e destinados a criar condições para o desenvolvimento de base tecnológica e infraestrutura de produção nacional. O prazo de conclusão é de 48 meses.

A Aneel vai acompanhar a execução das propostas selecionadas e avaliar os resultados. Esse processo terá a participação de instituições como Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética, Operador Nacional do Sistema, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Banco Nacional do Desenvolvimento Economico e Social, Financiadora de Estudos e Projetos, Agência Alemã de Cooperação Internacional e universidades britânicas como Birmingham, Oxford, Imperial College, Manchester e Warwick, apoiadas pela Embaixada Britânica.

Para a agência reguladora, é importante a participação de indústrias brasileiras no desenvolvimento dos projetos, para a aplicação dos resultados da pesquisa. O diretor Reive Barros, relator do processo, destacou que mais de R$ 5 bilhões foram aplicados nos últimos dez anos pelo setor elétrico em projetos de P&D. “Trata-se de um recurso financiado pelo consumidor e, como todo investimento, deverá ter retorno para quem investe”, disse Barros em seu voto.

Fonte: Canal Energia