Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

União estuda venda de participações da Eletrobras

União estuda venda de participações da Eletrobras

Em: 28/06/2016 às 14:04h por

O governo vê um potencial ganho de R$ 20 bilhões com a venda das sociedades de propósito específico (SPEs) da Eletrobras, afirmou ontem o ministro das Cidades, Bruno Araújo, falando em nome do recém-criado Núcleo de Infraestrutura do governo.

Araújo foi escalado ontem para falar depois de uma reunião, da qual também participou o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, além de outros representantes do Executivo, que participam das conversas sobre as vendas dos ativos da estatal.

O ministro disse que, segundo Coelho Filho, a participação da Eletrobras em 174 SPEs totaliza esse montante e o governo estuda a venda dos ativos como medida para reduzir seu endividamento.

O governo ainda fará um estudo para definir a melhor oportunidade para oferecer os ativos à iniciativa privada, segundo Araújo. "Faremos um estudo oportuno para identificar o valor e o momento ideal para colocá-las [em negociação", disse o ministro.

A estratégia do governo para reduzir o endividamento da Eletrobras passa pela venda das distribuidoras, a começar pela Celg D, que será objeto de leilão em agosto. Além disso, o Valor apurou que a companhia estatal já possui estudos internos para venda de participações em usinas e linhas de transmissão.

Na prática, como a Eletrobras tem fatia minoritária nas SPEs, uma eventual venda não necessita passar pelos mesmos trâmites burocráticos dos processos das distribuidoras e poderia acontecer mais rapidamente.

Segundo o balanço da Eletrobras do primeiro trimestre, a companhia tinha 4.731 megawatts (MW) em capacidade instalada em operação nas SPEs, por meio de participações das controladas Eletronorte, Chesf, Furnas e Eletrosul, além da própria holding. O montante representava uma fatia de 10,4% da capacidade instalada total de geração da companhia, de 45.405 MW. Em transmissão, a Eletrobras tinha 6.194 quilômetros em linhas nas SPEs. A fatia representava 9% dos 68.742 quilômetros de linhas de transmissão da companhia. 

Fonte: Valor Econômico