Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Fontes eólica e solar devem superar hidrelétricas na matriz energética nacional

Fontes eólica e solar devem superar hidrelétricas na matriz energética

Em: 20/06/2016 às 14:13h por

O relatório New Energy Outlook 2016, produzido pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), trouxe prognósticos positivos para o futuro das energias renováveis. Segundo o documento dentro de 25 anos, a presença das fontes eólica e solar na matriz energética nacional deve superar a das hidrelétricas.

O estudo aponta que a energia hidrelétrica terá sua importância diminuída, representando 29% da capacidade total da matriz em 2040, ao passo que, somadas, solar e eólica responderão por 43%.

Fatores naturais são uma das principais causas para a diminuição das hidrelétricas. Atualmente, as regiões onde ainda é possível expandir a hidroeletricidade são de difícil acesso e implicam custos maiores de transmissão. Além disso, a crise no setor energético nos últimos anos, agravada pela seca de 2014 e 2015, tornaram urgente a diversificação da matriz energética.

Ainda em relação à matriz energética do Brasil, o BNEF aponta que entre 2020 e 2040cerca de 96 gigawatt (GW) de pequenos sistemas solares serão implantados no país. Isso representa 9,5 milhões de residências. Além disso, o estudo aponta que a energia eólica vai saltar para 12% do total da capacidade instalada (dos 5% atuais) e a solar distribuída e de larga escala (projetos acima de 14 MW) vai ser 31%.

O relatório da BNEF também prevê que dentro de duas décadas, as energias renováveis ultrapassarão fontes fósseis como o carvão e gás natural na geração de energia, pavimentando o caminho para uma nova era de geração mais limpa e de menor impacto ambiental.

Fonte: Ambiente Energia