Produção da Usina de Itaipu supera 43 milhões de MWh

Em: 10/06/2016 às 14:19h por

img

Pela primeira vez na história dos 32 anos de operação de Itaipu, a produção da usina superou a marca dos 43 milhões de megawatts-hora (MWh) no período de cinco meses. De janeiro até agora, a Usina de Itaipu contribuiu com 43.053.000 MWh para o setor elétrico brasileiro e paraguaio.

Essa energia toda seria suficiente para abastecer o Brasil inteiro por 30 dias e uma cidade do porte de São Paulo por um ano e meio. Essa quantidade também supera os 39,5 milhões de MWh estimados de geração anual da usina de Belo Monte.

Este é mais um dos recordes atingidos em 2016 pela binacional, que caminha para superar os 51 milhões de MWh no semestre, o que é outra marca inédita. Em duas vezes, 2012 e 2013, a Itaipu atingiu os 50 milhões de MWh nos primeiros seis meses do ano. Foram os dois anos de maior produção da usina.

Os 43 milhões de MWh representam 1,2 milhão de MWh a mais (2,8%) que a produção no mesmo período de 2013, ano do recorde mundial estabelecido pela hidrelétrica, com 98,6 milhões de MWh.

Já em relação ao mesmo período de 2015, quando totalizou 36,4 milhões de MWh, o volume é 18% maior. Só essa diferença de 6,6 milhões de MWh é equivalente à metade do consumo anual do Estado de Pernambuco ou de todo o consumo anual do Distrito Federal.

Fonte: Ambiente Energia