Leilão de energia para áreas isoladas do Amazonas tem deságio de 22,33%

Leilão de energia para áreas isoladas do Amazonas tem deságio de 22,33

Em: 08/06/2016 às 14:08h por

O leilão de geração destinado à aquisição de energia elétrica e potência associada nos sistemas isolados para atendimento a mercados da Eletrobras Distribuição Amazonas teve deságio médio de 22,33%, representando uma economia de R$ 2,5 bilhões para os consumidores. O certame aconteceu na última sexta-feira, 3 de junho, e teve dois lotes, integrados por 16 localidades cada. Em ambos os lotes, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, sagrou-se vencedor o Consórcio Geração Amazonas, formado pelas empresas Aggreko Energia Locação de Geradores (99%) e Brasil Bio Fuels (1%).

O lote II, ainda de acordo com a Aneel, contou com a participação de cinco proponentes e o lance vencedor foi de R$ 1.152,23/MWh, o que representa um deságio de 22,51%. Já o Lote III contou com a participação de quatro proponentes, com lance vencedor de R$ 1.170,80/MWh, resultando num deságio de 22,1%.

Com os deságios alcançados na licitação, os contratos de comercialização, considerando o período de 15 anos, terão valor total de R$ 8,8 bilhões - R$ 4,8 bilhões para o Lote II e R$ 4 bilhões para o Lote III. O valor dos investimentos estimados para a implantação das centrais geradoras, segundo a Aneel, totaliza R$ 507 milhões, dos quais R$ 267 milhões se referem ao Lote II e R$ 234 milhões ao Lote III.

Os empreendedores serão responsáveis pela implantação, operação e manutenção das usinas, incluindo o suprimento e estocagem de combustível. Os projetos preveem o fornecimento de energia utilizando exclusivamente óleo diesel como combustível.

Fonte: Canal Energia