Sistemas de microgeração movimentam o mercado

Em: 03/06/2016 às 13:33h por

As pequenas instalações de energia solar já se mostram promissoras para um crescimento significativo do mercado de energia solar. Graças a elas, grandes empresas elétricas internacionais, têm anunciado ou ampliado investimentos no setor, como a italiana Enel, a norte-americana AES e a francesa Engie.

Estudo do Greenpeace apontam que a tecnologia tem potencial para sair praticamente do zero e alcançar cerca de 29,6 mil megawatts em potência instalada até 2030, o que poderia representar mais de 6 milhões de instalações. Atualmente, segundo a Aneel, existem 1,9 mil sistemas, ou 22,8 megawatts em potência.

O crescimento acelerado das pequenas instalações solares despertou o interesse de empresas internacionais como a italiana Enel, que montou uma empresa dedicada à geração solar de pequeno porte no Brasil ainda em 2013, a Prátil, que no ano passado acelerou a contratação de representantes comerciais no país para garantir o crescimento em meio a um cenário mais favorável para a tecnologia.

Outro exemplo é a empresa norte americana AES que incluiu a instalação de sistemas de microgeração solar entre os serviços prestados por uma nova empresa do grupo no Brasil, a AES Ergos, voltada a soluções em energia para clientes comerciais e residências.

Dentro do setor de energia, a geração solar é uma das fontes que mais gera emprego por megawatt instalado. Empresários do setor, apesar de otimistas, acreditam que o cenário de crise pode afetar esse crescimento.

Fonte: Ambiente Energia