Eletrodomésticos velhos podem ser trocados com 50% de desconto

Em: 03/06/2016 às 13:32h por

Os mato-grossenses podem trocar os eletrodomésticos antigos por novos por meio do projeto Energia Solidária. A segunda edição do projeto Energia Solidária, da Companhia de Energia Elétrica de Mato Grosso (Energisa), teve início no dia 25 de maio. O projeto dá aos clientes residenciais 50% de desconto na  troca de geladeiras, freezers e aparelhos de ar condicionado com mais de 5 anos de uso.
Para pessoas cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), que recebem até um salário mínimo por cada membro da família, o desconto na troca dos eletrodomésticos é de 70%. Os descontos são custeados pela Energisa.

Para participar, o cliente entrega o  eletrodoméstico usado e adquire o produto novo com o desconto. É necessário que o aparelho entregue seja do mesmo modelo que o aparelho novo. Por exemplo, para adquirir uma geladeira de duas portas com o desconto, é necessário que a geladeira antiga também seja do mesmo modelo. Todos os produtos novos possuem o Selo Porcel de eficiência energética, que garante o baixo consumo dos produtos.
Com investimento de R$ 11 milhões, a primeira edição do projeto lançada em 2014 e viabilizou a troca de mais de 10.300 aparelhos no estado. Neste ano, o investimento é de R$ 18 milhões. Segundo a Energisa, a economia gerada na última edição foi suficiente para abastecer o município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, durante 20 dias, por exemplo.

Para descobrir a percentual economizado, um medidor de energia é instalado em algumas residências. O medidor funcionará durante sete dias com o aparelho antigo na residência e depois por mais sete após a troca, comparando os gastos. “Estamos incentivando esses consumidores a trocarem seus equipamentos por outros mais eficientes, mais econômicos, que reduzem o consumo”, afirma a gerente de projetos da Energisa, Marjorie de Assunção.
Além de incentivar a redução do consumo de energia, o projeto contribui com as causas sociais. Para ter direito ao desconto, o consumidor faz uma doação de R$ 50 que será destinada a uma instituição filantrópica. A primeira edição do projeto arrecadou mais de R$ 500 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá.

Moradores de todo estado podem realizar as trocas com desconto em duas redes de lojas parceiras. A lista com todas as lojas e cidades participantes está no site da empresa. A diferença de 50% poderá ser parcelada na loja.
No ato da compra, o consumidor precisa apresentar RG, CPF e a também a última fatura paga, pois a existência de débitos inviabiliza o desconto. O  prazo para realizar as trocas pelo projeto vai até o dia 31 de agosto, ou enquanto durarem os estoques nas lojas participantes.

Fonte: G1 MT