Sindenergia oferta minicursos gratuitos durante o VII Seminário de Energia

Sindenergia oferta minicursos gratuitos durante o VII Seminário de Ene

Em: 27/05/2016 às 14:22h por

img

O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) promoveu minicursos aos participantes do VII Seminário de Energia. As capacitações integraram a programação do último dia do evento que, ao longo de três dias, debateu na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, as principais matrizes energéticas do Estado.

O consultor da Comerc Energia, Ricard Alves, ministrou o curso ‘Gestão de Geradores/Consumidores nos Ambientes de Contratação Livre e Regulado’. Os participantes conheceram as vantagens de migrar do mercado regulado para o mercado livre de energia e a importância de uma gestão eficiente para que esses benefícios se perpetuem.

“Os estados do Sul e do Sudeste se anteciparam nessa migração. Mas o preço da energia e falta de previsibilidade no mercado regular acabou por acender a necessidade dos Estados mais longes do sul e sudeste e, em especial, dos consumidores a olharem essa alternativa com bastante carinho. Então, vejo muito promissora a possibilidade de maior inserção de Mato Grosso nesse mercado”, disse Alves.

Aos investidores mato-grossenses, o consultor da Comerc aconselha: “Olhem as faturas de energia, analise o quanto de percentual isso representa para os seus custos e façam consultas para avaliar de forma responsável a migração para o mercado livre”. A consultora da Comerc Energia, Josiane Mayara Palomino, também participou do minicurso e auxiliou os participantes que lotaram o auditório da Fiemt.

O segundo minicurso foi ‘Setor elétrico para não engenheiros’, conduzido pelo coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niep) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ivo Leandro Dorileo. Ele apresentou o panorama do setor elétrico no âmbito estadual, nacional e mundial, além da situação da produção e da demanda por energia elétrica nessas regiões, como se dão as fontes energéticas no mundo, de que forma esses recursos são operados pelas instituições no Brasil e como é a estrutura do sistema elétrico no país.

“Seminários como estes têm que ser constantes, são absolutamente imprescindíveis para reunir universidade, empresa e sociedade. Estamos passando por inúmeros problemas no Brasil, o setor elétrico é extremamente vulnerável pelas questões social e ambiental, pela tecnologia empreendida nesses sistemas e pela questão econômica que envolve os sistemas energéticos. Há uma pilha de problemas a ser resolvidos, o Ministério de Minas e Energia tem uma grande responsabilidade em avançar neste tema e fazer com que a energia do Brasil seja assegurada, de qualidade e sempre contínua para que não falte nunca”, afirmou Dorileo.

Para o presidente do Sindenergia, José Mesquita, o VII Seminário ultrapassou as expectativas. “O seminário teve um resultado excelente, voltado para uma questão de desenvolvimento vendo o quanto Mato Grosso pode contribuir para fornecer energia barata e renovável para o Estado brasileiro. Temos a hídrica, estamos situados entre as duas maiores bacias hidrográficas do Brasil, somos divisores de água. Portanto, temos água para gerar energia barata, temos sol, biomassa e temos também o privilégio de ter o ramal do gás. Todas essas matrizes têm condições de colaborar com o Brasil para gerar energia renovável”, avaliou.

Segundo Mesquita, é necessário que o governo estabeleça uma política para o setor porque o Brasil consome 82% de energia renovável e está entre os países que gera energia e contribui para a não emissão de CO². “Este seminário foi para provocar isso e cobrar do governo uma política e investimentos para o setor. E também estamos cobrando do governo a questão do gás, porque como o nosso gás vem da Bolívia passa por tratativas internacionais. Essas respostas o governo ficou de elucidar nos próximos dias, só isso já é um resultado fantástico”, finalizou.

O VII Seminário de Energia ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio e contou com uma extensa programação que debateu a vocação energética de Mato Grosso. Ao final, foi realizada ainda uma visita técnica a PCH São Tadeu, localizada na Serra de São Vicente, região há 70 quilômetros de Cuiabá.

Fonte: Fiemt