Indígenas deixam canteiro e obras em Belo Monte são retomadas

Em: 13/05/2013 às 09:19h por Canal Energia

Os indígenas deixaram o canteiro da hidrelétrica de Belo Monte (PA, 11.233 MW) na noite da última quinta-feira, 9 de maio, segundo informou o Consórcio Construtor Belo Monte. Os manifestantes deixaram a hidrelétrica após uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região , que defereiu o pedido da Norte Energia de reintegração de posse.

Segundo o CCBM, 90% das atividades no canteiro da usina voltaram ao normal na manhã desta sexta-feira, 10. A expectativa é que no turno das 17 horas as atividades estejam totalmente restabelecidas. O consórcio disse ainda que está sendo feito um levantamento das áreas internas para ver se houve algum dano, mas que, a princípio, nenhuma avaria foi registrada.

Os cerca de 150 indígenas que desocuparam o canteiro Belo Monte estão reunidos em assembleia na cidade de Altamira (PA) desde a manhã desta sexta-feira, 10, para definir como darão prosseguimento às reivindicações. Eles cobram a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na região para negociar seus direitos no processo de consulta a povos tradicionais relativos aos empreendimentos hidrelétricos.

A Secretaria-Geral informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o ministro enviou na última terça-feira, 7 de maio, um ofício aos indígenas propondo uma reunião de negociação em um prazo de 15 dias, mas que até o momento não recebeu nenhuma resposta das lideranças. A assessoria informou ainda que não foi feito nenhum pedido formal de audiência com o ministro. Os indígenas iniciaram a ocupação do canteiro no dia 2 de maio.