Leilão economiza R$ 925 milhões para o consumidor

Em: 11/05/2016 às 14:07h por

O deságio médio de 8,6% obtido no 23º Leilão de Energia Nova (A-5), realizado na última semana em São Paulo, representou uma economia de R$ 925 milhões para os consumidores de energia elétrica. Foram comprados 201,8 MWmédios, sem sobrecontratação, com entrega prevista para 2021. O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No total, os contratos para fornecimento de energia somaram R$ 9,7 bilhões, e os investimentos para a construção das usinas novas representarão R$ 1,8 bilhão. Parte das usinas vendedoras já existem. O preço médio ao final das negociações foi de R$ 198,59 por MW/h (deságio médio de 8,65%).

Participaram do certame, como compradoras da energia negociada, sete concessionárias de distribuição, com destaque para a Celesc (55,6 MWmédios) e a Amazonas Energia (51,5 MWmédios). Os contratos são para fornecimento de energia por 30 anos para as usinas hidrelétricas na modalidade por quantidade; por 25 anos para as usinas a biomassa; e por 20 anos para a usina a gás.

Ao final das negociações, foram contratados 29 empreendimentos de geração, sendo 20 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), totalizando 82,9 MW médios; uma nova usina hidrelétrica (34,1 MW médios de energia contratada); sete térmicas movidas a biomassa (81,5 MWmédios contratado); e uma planta movida a gás natural em ciclo combinado (3,3 MWmédios), o que soma 201,8 MWmédios de energia contratada.

Os estados com os empreendimentos contratados foram o Paraná (sete usinas), Mato Grosso (seis usinas), São Paulo (quatro usinas), Goiás (três usinas), Minas Gerais e Santa Catarina (duas usinas), e Maranhão, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Rondônia (1 usina). (Agência Gestão CT&I)