Nova subestação de energia começa funcionar em Lucas Rio Verde

Em: 30/04/2013 às 12:39h por So Noticias

Já está em funcionamento em Lucas do Rio Verde, nova subestação de energia, com a instalação de um autotransformador de 75MVA e uma unidade reserva de 25MVA. Ela conta mais um arranjo com barra principal e de transferência em 138kV, 4 chaves seccionadoras, e duas entradas de linhas em 138kV para atendimento à distribuidora. O que na prática, duplica a capacidade de transformação da cidade, possibilitando a instalação de grandes empresas, por exemplo. R$ 15 milhões foram investidos.

A assessoria da empresa de energia elétrica responsável pela nova substação informou, ao Só Notícias, um dos grandes benefícios também será a cidade não ser prejudicada, por exemplo, quando forem necessárias atividades de manutenção na rede. Com isso, p sistema de transmissão no Norte do estado ganha mais qualidade, e flexibilidade de operação. "Essa maior disponibilidade de energia será mais um incentivo na atração de novos empreendimentos para a região. Quanto maior e mais confiável é a oferta de energia elétrica, maior é o interesse das grandes indústrias em se instalar no município, fomentando assim o desenvolvimento de todos os setores", destaca o gerente da regional da empresa, Hélio Cesar Monti, pouco antes da inauguração, no domingo (28).

Segundo o gerente da Regional de Transmissão de Mato Grosso, José Martins do Prado, a nova subestação terá impacto direto nas ocorrências de interrupções intempestivas ou programadas, minimizando os cortes de carga à população. "Com a entrega desta obra e com a posterior energização das linhas de 138kV da distribuidora, o ultimo gargalo existente de atendimento de energia elétrica no estado de Mato Grosso deixa de existir. Tais empreendimentos resultarão em uma energia mais confiável e de melhor qualidade para o consumidor mato-grossense", explicou.