Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Participação da energia solar no SIN ainda fica atrás da energia nuclear

Participação da energia solar no SIN ainda fica atrás da energia nucle

Em: 04/04/2016 às 10:59h por

Segundo o resumo geral dos novos empreendimentos de geração elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica Nacional (Aneel) a participação da energia solar no sistema elétrico brasileiro ainda é menor do que a da energia nuclear, representada pelas usinas de Angra 1 e Angra 2.
Os dados apontam que a participação da energia nuclear é 70 vezes maior do que a energia solar. O documento ainda informa que apenas em 2018 a energia solar vai aumentar sua participação no Sistema Integrado Nacional (SIN).
Mesmo com a previsão de funcionamento de mais 41 empreendimentos fotovoltaicos, aumentando em 1.172 MW a participação da fonte solar no SIN, ela ainda ficará atrás da produção das usinas de Angra dos Reis, que é hoje de 1.990 MW.
Mesmo com a expectativa de que o setor alcance 4% da participação no SIN até 2024, o o potencial da energia solar ainda é subutilizado.
Para compensar os atrasos nos investimentos em energia solar no país, empresários do setor têm se mostrado otimistas em relação ao futuro devido a medidas como alterações legislativas ocorridas no ano passado positivas para o setor. Entre elas, ele destaca a redução dos prazos de conexão dos geradores e a possibilidade de condomínios dividirem a energia gerada nos pequenos distribuidores. (Ambiente Energia)