Dilma confirma aumento da importância das térmicas com redução de reservatórios

Dilma confirma aumento da importância das térmicas com redução de rese

Em: 24/04/2013 às 10:46h por Canal Energia

Presidenta voltou a refutar hipótese de haver racionamento no país.

A presidenta Dilma Rousseff reforçou o discurso nesta terça-feira, 23 de abril, que as termelétricas terão cada vez mais importância na matriz elétrica do país. Dilma afirmou que, com as restrições impostas aos reservatórios de acumulação, com a possibilidade de apenas de pequenos reservatórios ou projetos a fio d'água, serão necessárias mais térmicas para compensar.

"Ou mantém o patamar que está porque nós conseguiremos fazer mais hidrelétricas ou aumentará, porque não tem milagre aí", disse a presidenta em entrevista após inaugurar exposição de obras do artista Carlinhos Brown no Palácio do Planalto.

Ela voltou a dizer que não haverá racionamento no país e criticar os que disseram que havia a possibilidade no início do ano. "Então, quando vocês falam 'ah, que pessimismo?', eu te dou um exemplo que é esse, impensável em outro país. Impensável. Em outro país, quando não tem a possibilidade técnica de uma coisa dessas, ai de quem falar, porque é contra o país. Especula-se contra o país quando se faz isso", afirmou.

A presidenta afirmou que o regime de chuvas desse ano começou atrasado e tem a tendência de continuar. "O período úmido no Brasil começa em dezembro e acaba em abril. Às vezes ele atrasa, ele vai para janeiro e acaba em maio. Muitas vezes ele também não se mostra tão potente, então chove menos, às vezes chove mais. Nós estamos, hoje, com um regime que parece que vai ser tardio, ou seja, a chuva continua".