Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A General Eletric anunciou o encerramento das atividades de sua fábrica de torres eólicas no município de Canoas, RS. O motivo alegado para o fechamento é o cancelamento de um contrato que previa a construção de 500 torres eólicas na fábrica. A empresa informou ao Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita que 80 funcionários serão dispensados em abril deste ano.
De acordo com o sindicato, a GE garantiu que a unidade que produz transformadores e conta com 350 metalúrgicos não será desativada. A fábrica de torres eólicas tem capacidade de produção de 120 torres ao ano e foi inaugurada em 2013 pela Alstom, sendo assumida pela GE em novembro de 2015.
Em nota, a GE informa que, nos últimos anos, intensificou o desenvolvimento de sua cadeia de fornecedores com a finalidade de fortalecer a indústria nacional. Confira um trecho:
“A companhia anunciou, no início de novembro de 2015, a aquisição dos negócios de energia da Alstom no mundo todo. Ao avançar no plano de integração das duas empresas, a GE identificou sinergia para a produção das torres de metal que sustentam os aerogeradores para produção de energia eólica, que continuarão a ser fabricadas pelo fornecedor da GE no Brasil. Assim, a companhia decidiu descontinuar a operação de torres eólicas em Canoas”. (Ambiente Energia)
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental