Petróleo elevado incentiva energia renovável, diz ANP

Em: 19/02/2016 às 14:01h por

O diretor da Agência Nacional de e Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Waldyr Barroso, observou nesta sexta-feira, 19, que o preço atualmente mais baixo do petróleo desencoraja os investimentos em energia renovável.
"O petróleo mais elevado é positivo porque incentiva outras fontes de energia renovável", disse Barroso durante evento realizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos (Amcham), em São Paulo.
De acordo com ele, o setor de energia eólica teve avanço significativo quando as cotações da commodity estavam em patamares mais elevados.
A trajetória de queda do petróleo começou em meados de 2014, quando o barril valia cerca de US$ 100 o barril.
Hoje, o contrato para entrega em março era negociado em Nova York (Nymex) a US$ 30,10 o barril pela manhã desta sexta.
Na avaliação de Otavio Mielnik, coordenador de projetos da Fundação Getúlio Vargas, também presente no evento, uma retomada gradual da demanda internacional, puxada principalmente pelos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pode fazer os preços voltarem ao nível de US$ 80 o barril até 2020. (Exame)