Tecnologia que monitora rede elétrica inicia comercialização nacional

Em: 18/02/2016 às 13:23h por

Cem unidades ao mês do sensor inteligente. Essa é a produção mínima que a fabricante de produtos eletrônicos Tecsys fará, em 2016, para atendimento das concessionárias de energia preocupadas em monitorar com maior eficiência as suas redes de distribuição. O equipamento é um desenvolvimento dos pesquisadores paranaenses dos Institutos Lactec, em parceria com as empresas Sygma Tecnologia e Tecsys do Brasil Industrial e da Companhia de Eletricidade do estado da Bahia (Coelba), que pertence ao Grupo Neoenergia.
Industrializado pela Tecsys Smart Power, a entrada do produto no mercado se dá após a conclusão do projeto de pesquisa e da validação da solução em campo, na Bahia, entre 2011 e 2014. A partir de 2015, os equipamentos começaram pouco a pouco a ser integrados à rede de distribuição baiana. A prova de fogo foi no ano passado, durante o Carnaval de Salvador, em que conjuntos de equipamentos fizeram o monitoramento da qualidade e continuidade do fornecimento de energia e ajudaram na correção de problemas de forma rápida e eficiente, garantindo o sucesso do evento.
Atualmente cerca de 400 sistemas instalados são do Grupo Neoenergia. Com a abertura ao mercado nacional, 40 unidades estão prontas para entrega à concessionária Elektro e outras seguem para homologação de mais empresas nas regiões Sul e Sudeste. “Nos dois últimos anos, pudemos promover melhorias no produto, chegando a reduzir em duas horas, em alguns casos, o tempo de duração da interrupção por unidade consumidora [DEC], que é um dos indicadores de padrões de qualidade de energia que devem ser apresentados pelas concessionárias à Aneel”, comenta o diretor comercial da Tecsys Smart Power, Hugo Moura.
Segundo ele, essa redução do tempo de atendimento compreende desde o acionamento das equipes até a conclusão do atendimento, que passou de horas para minutos. Isso se deve à agilidade com que a central é avisada de uma falha – sem que o consumidor precise entrar em contato com a concessionária – e a precisão de localização para o rápido atendimento das equipes.
Sem a instalação desse sistema, é necessário vistoriar a rede ponto por ponto até que o problema seja localizado, seja ele a queima de transformadores, aberturas de fusíveis, problemas em chaves seccionadoras, queda de postes e até mesmo o rompimento de cabos. Além da função de monitoramento on-line com até 18 parâmetros, esta solução possui ainda outras funcionalidades que auxiliam a concessionária na tomada de decisão.
Mais vantagens
O sensor inteligente possui uma plataforma amigável e é ideal para instalação em redes de média tensão de 13,8 até 34,5 kV sendo composto por: sensores, que são instalados nas três fases da rede; e uma central remota, que recebe as informações em tempo real e envia para a central de controle da concessionária. A instalação dos equipamentos pode ser feita com equipes leves, com o uso de escadas ou varas de manobra, e não demanda interrupção no fornecimento de energia.
Para o gerente comercial dos Institutos Lactec, Carlos Eduardo Ribas, a tecnologia é mais uma conquista perante o mercado, uma vez que a pesquisa não se restringiu ao laboratório. “Essa é uma mudança de comportamento positiva que temos observado nos últimos anos, pois o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) deixou de ser visto apenas como compulsório, passando a cobrar maiores resultados práticos”, conclui. (Agência Gestão CT&I)